Olá, querido leitor!
Tudo bem com você ?
Hoje trago uma linda história, com lindas ilustrações, de uma linda menina preta, aventureira, que nasceu das pesquisas que o autor fez sobre o Oeste Africano. Tenho certeza que você irá se encantar com a história e com as imagens.
ALI MORAVA A PEQUENA OBAX.
PARA UMA CRIANÇA, VIVER NUMA PAISAGEM COMO AQUELA PODE SER PERIGOSO. MAS OBAX NÃO TINHA MEDO. CORRIA PELA PLANÍCIE EM BUSCA DE AVENTURAS E DEPOIS RETORNAVA COM OS OLHINHOS BRILHANTES. AS HISTÓRIAS ERAM MUITAS.
ELA JÁ HAVIA CAÇADO OVOS DE AVESTRUZ.
CONHECIDO ELEGANTES GIRAFAS.
APOSTADO CORRIDA COM ANTÍLOPES E ENFRENTADO FEROZES CROCODILOS. NINGUÉM SE IMPORTAVA.
OBAX VIVIA MUITO SOLITÁRIA, TINHA POUCOS AMIGOS, E INVENTAR AQUELAS HISTÓRIAS DEVIA SER SUA MELHOR BRINCADEIRA.
UMA VEZ, OBAX CONTOU TER VISTO CAIR DO CÉU UMA CHUVA DE FLORES.
- NOSSA, E VOCÊ SE MOLHOU ?
- ONDE FOI ISSO ? - DUVIDARAM OS MAIS VELHOS.
- CALMA, GENTE, É POR ISSO QUE ELA ESTÁ TÃO CHEIROSA - DISSE A MÃE, ABRAÇANDO A FILHA.
AS HISTÓRIAS, COMO CONTAM OS CONTADORES DA ÁFRICA, SÃO SAGRADAS. MAS ALGUMAS INVENÇÕES DE OBAX ERAM DEMAIS. TODOS RIRAM.
COMO PODERIAM CHOVER FLORES ONDE POUCO CHOVE ÁGUA ?
OBAX, MUITO TRISTE, CORREU PELAS SAVANAS E JUROU NUNCA MAIS CONTAR SUAS AVENTURAS. MAS GUARDAR AQUILO TUDO PARA SI MESMA NÃO ERA BOM. ENTÃO, AO TROPEÇAR NUMA PEQUENA PEDRA EM FORMA DE ELEFANTE, OBAX TEVE UMA GRANDE IDEIA. PARTIRIA PELO MUNDO AFORA, POIS EM ALGUM LUGAR ELA HAVERIA DE ENCONTRAR NOVAMENTE UMA CHUVA DE FLORES. SABENDO ONDE, COMO E QUANDO, ELA PODERIA PROVAR A TODOS QUE SUA HISTÓRIA ERA VERDADEIRA.
CLARO, O TRAJETO SERIA LENTO, DIFÍCIL E TORTUOSO SE ELA NÃO TIVESSE PEDIDO AJUDA A SEU GRANDE AMIGO, NAFISA, UM ELEFANTE QUE HAVIA SE PERDIDO DA MANADA E VIVIA SOZINHO PELAS SAVANAS.
NAFISA SE ABAIXOU E OBAX SUBIU EM SUAS COSTAS PARA UMA LONGA AVENTURA.
SEGUIRAM POR ESTRADAS DE AREIA QUE PARECIAM NÃO TER FIM, SUBIRAM E DESCERAM MONTANHAS, ATRAVESSARAM A NADO RIOS E MARES. CONHECERAM TAMBÉM GRANDES ALDEIAS E CIDADES.
OBAX E NAFISA VIRAM CHUVA DE ÁGUA, CHUVA DE PEDRAS, CHUVA DE ESTRELAS, CHUVA DE FOLHAS QUANDO O VENTO ESTAVA AGITADO; E NOS LUGARES MAIS FRIOS, VIRAM CHUVA DE FLOCOS DE ALGODÃO. QUANDO PERCEBERAM, ELES HAVIAM DADO A VOLTA AO MUNDO E ESTAVAM NOVAMENTE NO PONTO DE PARTIDA: A SAVANA.
ERA MADRUGADA QUANDO REGRESSARAM À ALDEIA. EM CASA, OS MAIS VELHOS ESTAVAM AFLITOS COM O SUMIÇO DE OBAX. MAS SE FARTARAM DE ALEGRIA AO VÊ-LA ENTRAR E CONTAR AS NOVIDADES. A MENINA TAGARELAVA SEM PARAR.
- VOCÊ DEU A VOLTA AO MUNDO NAS COSTAS DE UM ELEFANTE ? - DUVIDARAM OS MAIS VELHOS.
- E ELE VEIO COM VOCÊ ? - DEBOCHARAM AS CRIANÇAS.
- ESSA MENINA CONTA CADA HISTÓRIA! - BRINCOU A MÃE, AJEITANDO OS BIROTES EM SUA CABEÇA.
PORÉM, DESTA VEZ, OBAX NÃO SE ENTRISTECEU. NEM PODERIA, NAFISA PROVARIA TUDO.
- VAMOS LÁ FORA - DISSE ELA.
AO SAÍREM DA CABANA, NÃO VIRAM NADA. NEM PERTO, NEM LONGE. NEM MESMO PEGADA SE ESPALHAVA PELA AREIA. SÓ HAVIA NO CHÃO UMA PEQUENA PEDRA EM FORMA DE ELEFANTE.
- VOCÊ É MESMO BOA DE HISTÓRIAS - DISSE UM MENINO - NÓS QUASE ACREDITAMOS.
OBAX FICOU FURIOSA E COM TANTA RAIVA, QUE ENTERROU A PEDRA NO CHÃO PARA QUE NINGUÉM NUNCA MAIS ZOMBASSE DE SUAS AVENTURAS.
NA MANHÃ SEGUINTE, UM BATER DE ASAS CHAMOU A ATENÇÃO DE TODOS. MILHARES DE PÁSSAROS RISCAVAM O CÉU DAS SAVANAS.
NO LUGAR ONDE OBAX HAVIA ENTERRADO A PEDRA, HAVIA NASCIDO UM IMENSO BAOBÁ. MAS NÃO ERA UM BAOBÁ COMO OS OUTROS, ERA GROSSO E FORTE COMO UM ELEFANTE. SEU TRONCO ENRUGADO PARECIA ESTAR DESENHADO COM PEQUENOS DETALHES. SUA COPA ESTAVA REPLETA DE FLORES COLORIDAS E PÁSSAROS NUNCA VISTOS POR ALI.
NINGUÉM ACREDITAVA NO QUE OS OLHOS VIAM. QUANDO A PEQUENA OBAX SE APROXIMOU DA ÁRVORE, OS PÁSSAROS BATERAM ASAS NUMA AGITAÇÃO TÃO FORTE QUE AS FLORES COMEÇARAM A CAIR, ENCHENDO OS OLHOS DA MENINA DO MAIS PURO BRILHO.
ERA UMA CHUVA DE FLORES QUE FORROU A ALDEIA COM UM TAPETE DE PÉTALAS PERFUMADAS.
DEPOIS DAQUELE DIA, TODOS PASSARAM A PRESTAR ATENÇÃO NAS HISTÓRIAS DE OBAX. ELA CRESCEU FORTE COMO O BAOBÁ, E NA SUA CHUVA DE LEMBRANÇAS ESTAVA NAFISA, SEU GRANDE AMIGO. HOJE, QUEM SE ENCOSTA NO TRONCO DESSA ÁRVORE SAGRADA PROCURANDO REPOUSO É CAPAZ ATÉ DE SONHAR COM SUAS AVENTURAS.
André Neves nasceu em Recife e aqui começou a desenvolver suas primeiras atividades relacionadas à literatura infantil. O autor tem vários livros publicados por diversas editoras, além de prêmios em reconhecimento ao seu trabalho, como o Prêmio Luiz Jardim 2001, de melhor livro de imagem. André dedica-se a arte de escrever e ilustrar para crianças de todas as idades, e suas imagens já foram vistas por crianças e adultos do mundo inteiro, em mostras de ilustração dedicadas à infância.
Temos diversos livros ilustrados e escritos por André Neves em nossa biblioteca. Você gostaria de conhecer mais algum ?
E que tal dar uma passadinha no Instagram do escritor ? É só clicar Aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será postado após moderação.